26.7.11

Carta de Mbie à Nikotile

Homens desta terra,
Chamaram-me para educar seus ouvidos,
Surdos e mudos,
Cegos e cheios de vozes que não deixam nenhum dizer,
Dizem que és tu a culpada meu amor, mas sei que não.
Encheram-te de desilusões na cabeça. Na cabeça sim eu sei, porque na alma vice me trancou e não deixa ninguém entrar.
Pediram-te sexo, entre a vagina, os seios e lábios amelados, a sua beleza informal, eles levaram tudo isso.
Eu sei Kotile.
Sei também que você não é deles!
Ofereceste-os amizade e amor,
Provando a sua lealdade aos vagineiros deste mundo selvagem. Mundo que não sabe amar. Mundo com homens que sem piedade vão fazendo dos seus nesse teu coraçãozinho pequenito. Cheio de pequeneza e pureza.
Eu sabia que é isso mesmo Maputo…que é assim mesmo Ka Mpfumo dele.
Sabia também que te entregarias demasiadamente à esses nholwenes, viventes desse mundo que não lhes pertence.
Disseram-me em jeito de gozo que venceriam esta luta em que senti-me sozinho, a combater leões, tigres e leopardos famintos, dependentes da caça. Caça aos mais sensíveis.
E sempre soube das intenções desses recuados do tempo. Mutantes destes dias. Predadores sem objectivo, que na verdade são exterminadores de virgens deste Nkomane, até do Deus mi livre que Deus há-de levar pelas maldades.
Virgens que seriam escolhidas de Cristo para o reino das bruxas e as mãos doutras donzelas que desta vida passaram.
Sabia Kotile…eu sabia tudo.
Sabia que levariam-te para lá depois de revelarem-se falsosamente, seus amantes e apaixonados, fiéis e venerandos.
Na verdade não prestam. São das impurezas…
São palavras atormentadoras e sem espírito que ti seduzirão a tombar no palácio da morte.
Ha! Nikotile, quem diria va hetile…são os mufanas de uma cidade grande e cheia de maldições. Maldições que agora você também tem!
Hoje os espíritos vigam-se das suas decisões de ir a capital, cobrindo-se de sacos, movendo-se à fome e esfregando-se aos homens machos que agressivamente ti fazem.
Esperava ti amar e ter-te um dia…mas o que poço fazer depois de tantos que com metical fizeram tudo?

Seu eu Mbié

Sem comentários: